R$ 200,00
A necessidade de refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil exige um amplo debate sobre as diferentes dimensões da ação pedagógica, tal como o espaço, os materiais, a organização do tempo, o trabalho com pequenos grupos e as relações e interações. A proposta desta formação é problematizar a respeito dessas dimensões.
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Doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP) com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha) sob supervisão da professora Teresa Godall Castell, Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio no exterior no exterior na Universidad Publica de Navarra (Espanha) com supervisão do professor Alfredo Hoyuelos, Especialista em
Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos).
Coordenador do Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Foi um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC). Membro dos Special Interest Group (SIG) Birth to Three e Participatory Pedagogy and Praxeological Research (Europen Early Childhood Education Research Association – EECERA).
Atua no assessoramento da Ateliê Carambola (SP) além de Redes Municipais de Ensino, Escolas Infantis e produções culturais e artísticas para crianças. Já atuou em diversos trabalhos com o Ministério da Educação e atualmente está elaborando orientações a respeito da Documentação Pedagógica. É autor do blog Catadores da Cultura Infantil e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores