R$ 180,00
“O diálogo é fundamental. Trata-se de uma ideia de diálogo não como troca, mas como processo de transformação em que se perde totalmente a possibilidade de controlar o resultado final. E isso vai ao infinito, vai ao universo, é possível se perder. E, hoje, para os seres humanos, e para as mulheres em particular, se perder é uma possibilidade e um risco, sabe? ”.
Carla Rinaldi
A formação tem como propósito apresentar e debater a experiência da Escola CASA da Infância que tem como compromisso e missão oferecer as crianças de 1 a 10 anos, sujeitos de direitos em formação, uma aprendizagem integral de caráter multicultural, planetária, ecológica, global, local e social tendo em vista a formação de cidadãos sensíveis, amorosos, ativos, pensantes, críticos, inovadores, criativos e transformadores.
Para isso organiza-se a prática educativa a partir de algumas perguntas, pilares e valores:
Como potencializar uma escola como uma Comunidade em Aprendizagem, em que crianças e adultos aprendem em cooperação?
O que, como e quando ensinar e aprender?
Como escutar as crianças e os adultos e potencializar contextos, processos e relações de qualidade e geradores de ricas
aprendizagens na educação infantil e no ensino fundamental?
O que escutamos?
Como as crianças e os adultos aprendem?
Como organizamos os ambientes para potencializar as aprendizagens?
Como registrar, observar ativamente e interpretar processos?
Como projetar e documentar atentos a relançamentos, recognição e metacognição?
Nasce a Casa da Infância, lugar de inspiração, lugar de muitos, lugar para alguns, para pessoas sensíveis, inquietas, visionárias, transformadoras, corajosas…Uma comunidade em aprendizagem de gente, gente que faz a diferença, gente que constrói VIDA, cultura, conhecimento, história, política…
UM NOVO TEMPO, um lugar especial que tem vida e muitos e melhores desejos de uma Escola GLOBAL com marcas do LOCAL.
Somos um grupo de pessoas que acreditam na vida e no ser humano, que sonham e constroem uma infância bem vivida e tem como crença a ideia que a criança é um ser com enorme potencial, capaz de nos surpreender sempre!
Somos uma instituição de educação infantil privada, de direito público que se constitui em uma Comunidade em permanente Aprendizagem formada por crianças e adultos, únicos, singulares e especiais, portanto com muitas vozes, múltiplas expressões, variados rostos, diferentes formas de ser, sentir e agir, muitas identidades que tem como intenção promover o potencial do ser humano, dos direitos universais e da participação social.
É um projeto educativo realiza as suas ações numa perspectica sócio-construtiva interacionista e em diálogo e confronto com a Abordagem Reggio Emilia – Itália, declarando ideias, valores e princípios que traduzem a sua identidade em ação:
O espaço educativo para a infância é educativo e de cuidados, não dissociando estes dois processos;
A finalidade da educação é a autonomia moral e intelectual;
As crianças precisam compreender o mundo em que vivem e para isso é preciso atuar nele, tomar decisões e assumir responsabilidades;
As crianças, as famílias e os educadores são os protagonistas deste espaço e usam o diálogo como maior ferramenta de trabalho;
O dia a dia da Escola e na cidade acontece em ações coletivas e construção compartilhada, reconhecendo que a cotidianidade é construída e reconstruída sempre;
As relações interpessoais são afetivas, claras, verdadeiras e de parceria;
Cada criança e cada adulto é único e singular e por isso precisa ser escutada nas suas possibilidades e diferentes formas de expressão.
Fora de estoque
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1993) e Pós Graduação em “Mejoramiento de la calidad en la educación básica” pela Organização dos Estados Americanos.
Atualmente é representante nacional da RedSOLARE Brasil e membro do Network da Reggio Children – Itália, diretora executiva da ESSE Consultoria, assessora pedagógica de projetos de instituições privadas e Redes públicas com qualificação e formação profissional, desde 2009 atua em projetos internacionais com experiências em Angola, Moçambique e Panamá. Atuou como
assessora pedagógica do PME de Salvador. É fundadora da Escola CASA da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e qualificação profissional, infância e currículo.
http://lattes.cnpq.br/3458197221111258