R$ 990,00
À VISTA R$ 891,00 (Boleto) ou 5 x de 198,00 (Cartão de Crédito).
*Passeio fotográfico
Os princípios da formação passam por três eixos de estudo: a compreensão do processo fotográfico, da construção das narrativas fotográficas, além da ampliação do repertório estético dos professores. Entendemos o processo fotográfico como algo mais importante que a simples materialização da fotografia enquanto objeto, enquanto suporte de papel que contém a imagem. Queremos que o participante do ateliê entenda todas as intencionalidades contidas nos cinco tempos desse processo: o planejamento; a execução; a edição e o tratamento de imagens; a montagem da exposição; a exibição do trabalho.
A narrativa fotográfica será apropriada como um “texto” dentro de protocolos de uma linguagem organizada. O nosso trabalho no ateliê é dar forma a uma sequência lógica de imagens que dê sentido para quem lê e compreende as ideias que as fotos se propõem a transmitir. Não é preciso ter câmera profissional para participar dessa formação, mas gostar de fotografia. E também, valorizamos ao máximo o repertório estético. Não é possível apenas produzir fotos. É preciso acompanhar a evolução da história da fotografia, entender as motivações de fotógrafos contemporâneos e saber fazer a crítica das obras. A condução das discussões durante a formação podem ser sintetizadas em três perguntas: “O que é a fotografia?”; “Como a fotografia se comporta como narrativa?”; “Como otimizar o padrão estético para uma documentação pedagógica?”.
Fora de estoque
é Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/USP. Professor de Pedagogia (Produção de Texto e Formação de Leitores) e Jornalismo (Fotojornalismo, Técnicas de Documentário). Desenvolve pesquisa sobre processos de aprendizagem e socialização através da produção fotográfica. É consultor em Documentação Pedagógica em parceria com ONGs, secretarias de estado e instituições escolares. Publicou “Vídeo na educação” (2000), conjunto de aulas do Projeto WWWEscola da Secretaria Educação de São Paulo, para capacitação de professores e o livro “O educador e as imagens: pontos de encontro” (2004), edição SESI/UNB/UNESCO. Como produtor de vídeo realiza obras com temas culturais e educacionais como O Olhar (1997), Memória e Identidade (1999), Respingos (2004), O Lugar da Pergunta na Sala de Aula (2007) e Catadoras e Catadores em cooperativas de reciclagem (2014).