R$ 30,00
Essa conversa sobre os cuidados e diferentes formas de se usar a tela em favor da educação das crianças, com duração de aproximadamente 2 horas é disponibilizada para acesso no Drive do Google junto a textos de referência (citados na palestra em arquivo para download).
O material é disponibilizado por 30 dias para que você possa acessar quantas vezes quiser!
Das dimensões individuais às sociais, a tela pode ser usada como recurso ou como linguagem – de experiências sensíveis à cidadania digital.
Fazer sem, fazer só, fazer com, fazer junto, fazer para – como família e escola podem cuidar e aproveitar o uso da tela como possibilidade educativa?
*É necessário ter cadastro no Gmail.
**O material é disponibilizado em até 10 dias depois da confirmação do pagamento.
Mais informações sobre a EMENTA logo abaixo.
Fora de estoque
– Cuidados com a tela
Até bem pouco tempo atrás, nossa discussão enquanto pais, mães e educadores, era sobre usar ou não a tela com as crianças. Agora sabemos que precisamos ir além dessa dualidade. Existem muitos fatores para considerarmos, por exemplo, as condições de uso: substitui atividades essenciais ou não?; impactos do tempo de uso e do conteúdo; fatores relacionados à idade ou personalizados?; momentos, horários e lugares – dentro ou fora da casa.
O compromisso com esses cuidados é um passo de base para todas as modalidades de uso da tela, protegendo a saúde física e mental das crianças e adolescentes.
– Como a tela pode ser usada como recurso de criação e expressão pelas crianças?
As crianças podem fazer uso da tela e dos recursos tecnológicos de diversas maneiras. Há maneiras mais passivas e nem por isso necessariamente de menor valia – podemos ver um filme que nos toca, embora muitas vezes os algoritmos façam escolhas por nós… Há maneiras ativas em que a tela pode ser usada como recurso, por exemplo, para interagir – fundamental nos dias de quarentena poder manter o “aprender em relação” mesmo que sem o uso de todos os sentidos… Mas, a tela também pode ser usada ativamente como linguagem – uma forma de a criança se expressar no mundo digital, criar e construir narrativas oferecendo contribuições para uma comunidade como produtora de transformações, de individualidades (e não como produtora de mais e mais algoritmos e consumo).
Mariella Guerrini é psicóloga e psicopedagoga, trabalha na escola THEMAeducando há 9 anos com acolhimento e formação de famílias e educadores. Mãe do Rafael de 9 anos e da Beatriz de 12.