R$ 295,00
PROGRAMAÇÃO
LOCAL: RIBEIRÃO PRETO
DATA: 25 de agosto 2023 – 19h às 22h
DATA: 26 de agosto 2023 – 10h às 13h
Precisamos do tempo para compreender os acontecimentos! Nossas vidas são marcadas por ciclos e ritos que transformam o que somos.
Olhar para dentro, olhar para fora… Luz e sombra, dia e noite…
Assim como o sol que nasce sempre ao leste e se põe ao oeste, assim como a lua que precisa “se apagar” para depois ficar novinha em folha, assim como o fruto amadurece depois de uma bela florada e a velhice que só chega quando deixamos de ser adultos… assim deve ser a vida na escola, espaço que valoriza essa beleza cíclica que vivemos, e que repetimos extraordinariamente todos os dias, semanas, meses, anos… cada hora de uma forma diferente… e mesmo nessa repetição, nos transformamos e aprendemos que a NATUREZA DA VIDA é assim.
Desejamos que as escolas de hoje e de todo sempre, possam pensar seus tempos com “os pés na essência dos rituais do COTIDIANO”, marcado por seus ciclos e ritos que nos (trans)formam, que nos fazem crescer e rodar em imensos espirais, respeitosos e potentes para todos que compartilham generosamente o seu TEMPO DE VIDA em nossas comunidades escolares.
Entender, observar, sentir e viver esses processos. (Trans)formar é essencial para a aprendizagem acontecer, para encontrar sentido no nosso cotidiano! Como as crianças aprendem? Como as educadoras aprendem? Como aprendemos a aprender juntos? Como o ritmo individual abraça com carinho o ritmo do coletivo? Quais são os acontecimentos maravilhosos que nos cercam todos os dias, todos os minutos em que estamos juntos aprendendo?
Essa formação tem como proposta pensar os RITMOS E RITOS. Olharmos com lentes apuradas para a necessidade de retomarmos a ordem natural das coisas em nossas ações no cotidiano da escola.
Como podemos usar os processos naturais do convívio e do desenvolvimento humano como matéria prima do nosso fazer pedagógico? Como os ciclos nos ajudam a compreender os processos de aprendizagem, tanto das crianças e adolescentes como de nós mesmos, educadores? De que forma processos contínuos e cíclicos nos ajudam a compreender a forma que aprendemos?
Movimento natural da vida que pulsa na escola e dentro de nós.
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