Ementa
Parceria intelectual escola e família: estratégias de educação e design
Durante nove meses de escola à distância em 2020 a professora Rafaela Bley e a designer e mãe Renata Mendes construíram estratégias para as aprendizagens da educação infantil. Em suas áreas de atuação, as competências de Educação e de Design foram relacionadas e praticadas através: do compartilhamento das razões das propostas pedagógicas, da composição de ambientes no cotidiano que propusessem a investigação das crianças, das maneiras que o adulto pode apoiar a criança na relação digital com seus pares e professores, da forma de registrar processos e resultados das aprendizagens e realizar documentação pedagógica.
Esse encontro entre Educação (baseada nas referências pedagógicas praticadas pela escola Thema Educando) e Design (sistêmico, que considera os fenômenos relacionados) potencializou a criação de estratégias e ferramentas para instrumentalizar gestores e professores na cocriação de parcerias intelectuais com as famílias. Isso também está no lugar da transição de modelos mentais, de como mães e pais compreendem o papel da escola e seu próprio papel, de como enxergamos as crianças e suas potencialidades, de como resistimos (ou não sabemos como fazer) para combinar a participação ativa de escola, criança e família.
Em quatro encontros, o curso abordará: Escola (física e digital) como espaço de construção de relações; Estratégias de planejamento baseadas nas características individuais e coletivas das crianças; Desejos e responsabilidades compartilhados entre família e escola; Acolhimento de diferentes culturas de cada família; Interpretação de eventos e compreensão das causas; Como enxergar relações entre as ações realizadas; Estratégias para valorização da comunicação, reflexão, geração de memória e interação entre as partes.