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Olhar da neurociência para aspectos do desenvolvimento infantil
1) Cérebro, sinapses e plasticidade: qual a relação com o aprendizado?
Como funciona o cérebro de um bebê? E o de uma criança? E o do adolescente? O conhecimento de diferentes fases do desenvolvimento do cérebro das crianças nos leva a uma melhor compreensão do que está por traz do aprendizado, e suas dificuldades, em diferentes faixas etárias. Neste seminário, será abordado o desenvolvimento do cérebro do recém nascido até o final da adolescência, e seu impacto em diferentes aspectos do aprendizado.
2) Neurociência e educação: mitos e fatos Ao longo das últimas décadas, vários mitos sobre o funcionamento cerebral e o aprendizado foram propagados e perpetuados. Neste seminário, serão discutidos os principais “neuromitos” sobre educação e os fatos corretos por trás dos mesmos.
3) Aprendizado: o que a ciência diz que funciona? Quais estratégias pedagógicas funcionam melhor? Como mensurar a eficácia de diferentes estratégias pedagógicas? Como se dá a investigação científica para comprovar que uma estratégia é melhor que outras? Neste seminário, será apresentado o que é o método científico e como evidências sobre o aprendizado podem ser identificadas. Na sequência, serão apresentadas algumas estratégias de aprendizado com robusto embasamento científico.
4) O ambiente muda o cérebro da criança? A plasticidade cerebral está envolvida no aprendizado. Mas será que o ambiente também pode ser responsável por uma plasticidade cerebral deletéria? Neste seminário, serão discutidas evidências sobre como aspectos ambientais negativos, como violência, bullying, negligência e falta de estímulo podem afetar negativamente o desenvolvimento cerebral.
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Médica Neurologista e Neurologista Infantil formada pela Unicamp. Professora de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia da UNICAMP. Doutora em Neurociências pela UNICAMP, com pós-doutorado pela Cleveland Clinic Foundation, EUA. Pesquisadora do Laboratório de Neuroimagem da Unicamp e do Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology (BRAINN). Suas pesquisas se concentram em aspectos clínicos e de neuroimagens dos distúrbios neurológicos da infância e adolescência.