R$ 180,00
Grego, METAPHORA, “transferência”, de METAPHEREIN, “trocar de lugar”, formada por META, “além”, mais PHEREIN, “levar, transportar”. Essa formação vem de um desejo antigo de compreender as formas de pensamento – expressão que usamos para nos comunicarmos, para entender e nós fazermos entender… metáforas, sinédoques, metonímias… de quais formas se conectam com as investigações das crianças e das educadora? Qual a função do jogo de metáforas nesse processo?As teorias provisórias das crianças são expressadas por metáforas, conforme essas metáforas deslocam acontecem as aprendizagens?
Uma formação que é um convite para estudar em parceria sobre esses pensamentos… Prefigurar, planejar, observar, registrar, relançar, interpretar… Vamos meta interpretar, multi interpretar as metáforas das crianças?
“A roda é mole quando a gente gira, quando não gira ela é dura, olha aqui.” – L., 4 anos (O mundo das coisas duras)
Seria então a metáfora a força de elaboração de teorias provisórias? O pensamento metafórico é a conexão dos conceitos que orbitam entre os planos de imanência, referência e composição?
“Entre os cuidados importantes que um professor e um atelierista devem tomar está o aprender a desenvolver um percurso de trabalho sem trair as crianças… Entre as diversas filosofias educativas que podem ser adotadas, atenção ao processo interior é o que, ao meu ver, faz a diferença; é o que constitui a base para a forma de conhecimento que desejo. Penso, por exemplo, que todo o processo que faz alusão a realidade, se bem conduzido pelas crianças e pelos professores pode desembocar em um processo metafórico de grande interesse. Penso que a metáfora corresponda a uma atitude de investigação da realidade e da participação, a permitir a abertura do pensamento e a ultrapassagem das rígidas fronteiras que habitualmente são construídas. A metáfora é como um verdadeiro sistema organizador do desenvolvimento intelectual. É por esse motivo, mas também porque considero que se trata de um pensamento em festa, que penso que seja o útil e divertido utilizá-la de maneira frequente, com desenvoltura e leveza.” Vea Vecchi
Fora de estoque
atua como Diretora Pedagógica na Escola THEMAeducando, fundou o Centro de estudo Encontros e Conexões Pedagógicas e realizou assessoria pedagogia em algumas instituições públicas e privadas. É formada em pedagogia pela Universidade de Campinas – Unicamp e especialização em formações de professores e coordenadores pelo Centro de estudos da Escola da Vila – CEEV, participou do curso de internacional de aprofundamento em educação infantil com as educadoras italianas de Reggio Emilia.
É artista e educador, é atelierista na escola THEMAeducando. Graduado pela PUC-Campinas em Artes Visuais. Tem uma produção artística que navega por diferentes linguagens e se conectam por uma linha existencialista e reflexiva sobre humanidade, a ciência e a cultura. Em suas pesquisas artísticas trabalha também com arte digital através de recursos de design gráfico, ilustração, animação e colagem.