R$ 120,00
O Grupo de Estudos é uma oportunidade de aprofundar a discussão e reflexão sobre os capítulos do livro “A Estética no Pensamento e na Obra de Loris Malaguzzi” . O estudo acontecerá ao longo de seis encontros virtuais a partir de um cronograma de leitura e os participantes terão acesso à uma plataforma do Google Sala de Aula com materiais complementares ao estudo (textos, vídeos, comunicações). Os encontros virtuais ficarão gravados e disponíveis para acesso até o encerramento do grupo.
Sobre o livro: Como o próprio título esclarece, o foco do educador espanhol Alfredo Hoyuelos nesta obra é descortinar a estética educativa do criador da abordagem Reggio Emilia, o educador italiano Loris Malaguzzi. Para tanto, desenvolve três princípios estéticos, isto é, de que a escola é um âmbito estético habitável, de que construir pedagogia é sonhar a beleza do insólito e de que educar implica desenvolver as capacidades narrativas da sedução estética, seguidos da explicação das respectivas estratégias (ou atuações) que os materializam no âmbito escolar. Para Hoyuelos, a pedagogia de Malaguzzi é estética por sua capacidade de revelar o essencial com relações novas entre acontecimentos que parecem longínquos, por sua tensão capaz de transgredir a si mesma sem nunca se trair, e também por sua aptidão de comunicação hieroglífica, metafórica e simbólica, que multiplica nossa imagem do mundo e da infância. O texto trata de afirmar como Malaguzzi e Reggio Emilia são capazes – por meio de um projeto dinâmico – de dar sentido vital e cultural a cada um dos momentos mutáveis da infância, e deixa transparecer, como assinala Vea Vecchi, a primeira atelierista a trabalhar com Malaguzzi, que a experiência estética é uma experiência de liberdade.
Datas: 06 de abril, 04 de maio, 01 de junho, 06 de julho, 03 de agosto, 14 de setembro e 05 de outubro.
Fora de estoque
atua como Diretora Pedagógica na Escola THEMAeducando, fundou o Centro de estudo Encontros e Conexões Pedagógicas e realizou assessoria pedagogia em algumas instituições públicas e privadas. É formada em pedagogia pela Universidade de Campinas – Unicamp e especialização em formações de professores e coordenadores pelo Centro de estudos da Escola da Vila – CEEV, participou do curso de internacional de aprofundamento em educação infantil com as educadoras italianas de Reggio Emilia.
É professora na escola Themaeducando, formada em pedagogia pela UNICAMP. Cursa a “Especialização em Sociologia da Infância” pela UFSCar e participou recentemente do “Curso Internacional de Aprofundamento em Educação Infantil: O trabalho cotidiano das creches e pré-escolas” (UNICAMP/ Reggio Emilia) pela RedSolare Brasil. Tem experiência na pesquisa da educação infantil.