R$ 240,00
Grupo de leitura
Organizamos uma oportunidade única de aprofundamento com a leitura de quatro livros, que consideremos principais para compreender a Documentação Pedagógica e os principais conceitos que envolvem essa abordagem.
Preparamos uma plataforma de estudos, que ficará disponível por um ano – de janeiro a dezembro de 2024 – com todo o material de nossos estudos e reflexões. Entre as gravações dos encontros, caderno de estudos, disponibilizamos também produções da escola THEMAeducando.
Abriremos uma comunidade de trocas de experiências, dúvidas e reflexão para ao longo desse período compartilharmos experiências e ao final do ano faremos um encontro virtual de fechamento, com a possibilidade de uma visita presencial em nossa escola.
Conheça um pouco sobre as obras escolhidas para esse aprofundamento:
Diálogos com Reggio Emilia
As reflexões de Carla Rinaldi nessa obra provocam grandes transformações nos conceitos estruturantes de nossas concepções pedagógicas.
“Nossa tarefa é aprender por que somos educadores. Isso significa manter certa distância do senso de equilíbrio predominante, daquilo que já foi decidido ou considerado como certo. Significa ficar perto do entrelaçamento de objetivos e pensamentos, de fazer e refletir, de teoria e prática, de emoções e conhecimento.” Carla Rinaldi
Tornando visível o pensamento das crianças
A obra é uma coletânea de textos escritos a partir de um projeto de pesquisa nascido do encontro entre Harvard – Project Zero e Reggio Children, que envolveu professores e pedagogistas das escolas municipais de Reggio Emilia e pesquisadores do Project Zero. Os textos trazem, a partir de uma pesquisa na escola, o tema da aprendizagem nos grupos de crianças, educadores e comunidade escolar. Como construir um cotidiano na escola que acolha as pesquisas das crianças? Como um grupo relacional pode tornar-se um grupo de aprendizagem? Quais são as aprendizagens que acontecem em grupos? Como estruturar pequenos, médios e grandes grupos de aprendizagem na escola? Essas perguntas são aprofundadas ao longo da obra, com exemplos vivenciados pelas crianças e narrados e interpretados por professores e pesquisadores da escola da infância. Também, o tema da documentação pedagógica e avaliação perpassa os textos trazendo diferentes modalidades e instrumentos para permitir os professores refletirem, além da aprendizagem das crianças, sobre os seus processos e ações no grupo.
A Ética no pensamento e obra de Loris Malaguzzi
Nesta obra o autor Alfredo Hoyelos aborda a ética educativa de Loris Malaguzzi a partir de três princípios: a educação começa com a imagem de criança; que educar significa incrementar o número de oportunidades possíveis; que a criança é um sujeito de direitos históricos e culturais. No livro o autor explica as estratégias e atuações que materializam esses princípios no âmbito escolar.
A Estética no pensamento e obra de Loris Malaguzzi
Como o próprio título esclarece, o foco do educador espanhol Alfredo Hoyuelos nesta obra é descortinar a estética educativa do criador da abordagem Reggio Emilia, o educador italiano Loris Malaguzzi. Para tanto, desenvolve três princípios estéticos, isto é, de que a escola é um âmbito estético habitável, de que construir pedagogia é sonhar a beleza do insólito e de que educar implica desenvolver as capacidades narrativas da sedução estética, seguidos da explicação das respectivas estratégias (ou atuações) que os materializam no âmbito escolar. Para Hoyuelos, a pedagogia de Malaguzzi é estética por sua capacidade de revelar o essencial com relações novas entre acontecimentos que parecem longínquos, por sua tensão capaz de transgredir a si mesma sem nunca se trair, e também por sua aptidão de comunicação hieroglífica, metafórica e simbólica, que multiplica nossa imagem do mundo e da infância. O texto trata de afirmar como Malaguzzi e Reggio Emilia são capazes – por meio de um projeto dinâmico – de dar sentido vital e cultural a cada um dos momentos mutáveis da infância, e deixa transparecer, como assinala Vea Vecchi, a primeira atelierista a trabalhar com Malaguzzi, que a experiência estética é uma experiência de liberdade.
Fora de estoque
atua como Diretora Pedagógica na Escola THEMAeducando, fundou o Centro de estudo Encontros e Conexões Pedagógicas e realizou assessoria pedagogia em algumas instituições públicas e privadas. É formada em pedagogia pela Universidade de Campinas – Unicamp e especialização em formações de professores e coordenadores pelo Centro de estudos da Escola da Vila – CEEV, participou do curso de internacional de aprofundamento em educação infantil com as educadoras italianas de Reggio Emilia.
É professora na escola Themaeducando, formada em pedagogia pela UNICAMP. Cursa a “Especialização em Sociologia da Infância” pela UFSCar e participou recentemente do “Curso Internacional de Aprofundamento em Educação Infantil: O trabalho cotidiano das creches e pré-escolas” (UNICAMP/ Reggio Emilia) pela RedSolare Brasil. Tem experiência na pesquisa da educação infantil.