NATUREZA, DIVERSIDADE E IDENTIDADE
agosto 14, 2020APROFUNDAMENTO COM PAULO FOCHI – PACOTE COM 4 FORMAÇÕES
agosto 25, 2020
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
R$ 250,00
Ementa
2020 é o ano que perdemos o chão da escola. Ao menos por um tempo, ainda indefinido, a realidade está posta: o desenvolvimento integral da criança se dá em casa e dependerá da participação das famílias para que aconteça em sua potência.
Os modelos de educação que conhecemos estão em cheque, assim como nossos papéis nessa relação – de educadores, de mães e pais.
E se pararmos de tentar reproduzir agora (e no futuro) as caixinhas tão bem separadas com o que cabe à escola e o que cabe às famílias? Já entendemos que elas não estão se ajustando em um contexto tão diferente de antes. E se o depois não for como era antes?
Nossa premissa é que crises também são oportunidades e as experiências de agora geram inteligência para a escola do futuro. No cenário atual, professores dependem da mediação da família para acessarem as crianças.
A professora de educação infantil Rafaela Bley e a designer e mãe Renata Mendes apresentarão como suas ações cotidianas intencionalmente se conectam para construir possibilidades de aprendizagem durante e após a pandemia.
Nossa proposta é apresentar um modo de fazer escola onde professores junto com as famílias desenvolvam estratégias para:
– compreender e facilitar o processo de aprendizagem integrado à vida;
– fazer uso potente dos espaços cotidianos e dos dispositivos digitais;
– documentar o comportamento e as produções das crianças para a compreensão aprofundada.
Fora de estoque
Descrição
Rafaela Bley
É professora na escola Themaeducando, formada em pedagogia pela UNICAMP. Cursa a “Especialização em Sociologia da Infância” pela UFSCar e participou recentemente do “Curso Internacional de Aprofundamento em Educação Infantil: O trabalho cotidiano das creches e pré-escolas” (UNICAMP/ Reggio Emilia) pela RedSolare Brasil. Tem experiência na pesquisa da educação infantil.
Renata Mendes
Designer de processos criativos, trabalha desde 2002 com comunidades artesanais tradicionais do Brasil. É pesquisadora de inovação e futuro.
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