R$ 15,00
Publicação da escola em arquivo PDF com documentações de pesquisas das crianças compartilhando também estruturas do fazer pedagógico na escola.
Disponível o limite de 1(um) download por compra.
Caso a compra for feita por boleto bancário efetuar o pagamento no mesmo dia.
Prazos de envio dos links: 5 dias úteis após a confirmação do pagamento
Todos os direitos reservados
Este compilado de investigações compartilhado pela equipe de educadores da escola THEMAeducando, refere-se às nossas escolhas de práticas pedagógicas, ou melhor das escolhas que fomos capazes de fazer em um momento de perda, dor, medo, insegurança e incerteza de futuro. Escolhas que entendemos como uma forma de resistência, pois sabemos que não existe um caminho a seguir.
Hoyelos nos diz: “Para conhecer é necessário escolher entre incertezas pertinentes. Portanto, conhecer significa decidir, e cada decisão é uma eleição entre diversas incertezas”.
Compreendemos que a escola, enquanto comunidade se sustenta em escolhas políticas, éticas e estéticas. Escolhemos então, iniciar os diálogos com as famílias trazendo as possibilidades existentes na casa de cada criança. Tentando compreender a complexidade de cada uma – Casa ou apartamento? Quem mora? Como são as relações? O que fazem? No que trabalham? O que gostam de fazer? Quais são as paixões? Tem quintal? Algum animal? Bate sol? Que horas? Quais são os sons? O que estão vivendo nesse momento? Assim, xeretamos as crianças e suas famílias por frestas de uma tela – sem cheiros, sabores, apenas barulhos, movimentos e silêncios. Ficamos a espreita dos processos, buscando indícios, vestígios, mantendo os sentidos em prontidão e à deriva, não reduzindo apenas ao plano visível. Como diz Foucault pesquisador-xereta.
As investigações partiram da intenção de acolher as crianças neste momento de isolamento social, atentos aos seus interesses no âmbito de suas casas. Nesse ano as escolhas permearam CONCEITOS, que compreendemos como transdiciplinares, universais, atemporais e abstratos: CICLO, TRANSFORMA- O, TEMPO… cada um desses foram investigados a partir de diversos sujei- tos e por meio de múltiplas linguagens.