R$ 180,00
Nessa formação você poderá assistir as gravações de uma série de Encontros Formativos com o Educador Paulo Fochi, que ocorreram ao longo de 2020.
As gravações estarão disponíveis na Plataforma do Classroom (com alguns materiais complementares).
São 6 encontros de 2 horas, (totalizando 12 horas) divididos nos seguintes temas:
Documentação Pedagógica: Esses dois encontros consistem em uma discussão sobre a “Documentação Pedagógica” a partir dos seus conceitos chaves. Paulo traz a discussão sobre o verbo “documentar” enquanto ato de produzir registros; o substantivo “documentação” enquanto o produto comunicado e o conceito “documentação pedagógica” enquanto abordagem. Faz também um aprofundamento na construção de um processo documental no cotidiano da escola.
Investigações em Casa: O formador traz uma análise das comunicações compartilhadas pela Escola THEMAeducando ao longo de 2020. Discute pontos importantes sobre como comunicar os percursos das crianças a partir das intencionalidades pedagógicas.
Práticas Educativas de 0 a 6 anos: Em dois encontros Paulo Fochi traz uma perspectiva de educação em tempos remotos a partir das práticas pedagógicas construídas ao longo da quarentena pela Escola THEMAeducando para as crianças de 0 a 6 anos. No primeiro, a educadora Caroline Vedovotto compartilha sobre a escola remota na primeiríssima infância, o olhar para os bebês e a parceria com as famílias. No segundo encontro a educadora Rafaela Bley traz sobre o uso da tela para sair dela, a produção de conhecimento em relação e as aprendizagens pelas diferentes linguagens durante os Encontros Virtuais com as crianças.
Práticas Educativas no Ensino Fundamental: A partir da experiência de escolas inovadoras pelo mundo Paulo Fochi faz um “Design Sprint” com educadores da Escola THEMAeducando discutindo práticas do Ensino Fundamental que podem ser transformadas na busca pela construção do ensino híbrido.
*É necessário ter cadastro no Gmail.
**O material é disponibilizado até 10 dias depois da confirmação do pagamento.
Fora de estoque
Doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP) com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha) sob supervisão da professora Teresa Godall Castell, Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio no exterior no exterior na Universidad Publica de Navarra (Espanha) com supervisão do professor Alfredo Hoyuelos, Especialista em
Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos).
Coordenador do Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Foi um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC). Membro dos Special Interest Group (SIG) Birth to Three e Participatory Pedagogy and Praxeological Research (Europen Early Childhood Education Research Association – EECERA).
Atua no assessoramento da Ateliê Carambola (SP) além de Redes Municipais de Ensino, Escolas Infantis e produções culturais e artísticas para crianças. Já atuou em diversos trabalhos com o Ministério da Educação e atualmente está elaborando orientações a respeito da Documentação Pedagógica. É autor do blog Catadores da Cultura Infantil e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores